Coordenador : Renato Rodrigues da Silva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395484.2206.379180.22102023
Departamento/Setor: CHT
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Licenciandos e professores da Educação Básica das redes pública e privada, particularmente ligados às disciplinas da área de Humanidades (História, Geografia, Sociologia, Filosofia) e profissionais das áreas de Humanidades Aplicadas (Serviço Social, Psicologia); pessoas interessadas em pesquisas científicas e acadêmicas; jornalistas que busquem pesquisadora(e)s em áreas específicas como fontes.
Local de atuação: ESR - UFF - Campos dos Goytacazes
Objetivo
Os objetivos deste projeto de extensão podem ser definidos da seguinte forma: 1)Contribuir para o processo de extensão universitária, previsto nas regulamentações do MEC, em particular a resolução n. 7 de 18 de dezembro de 2018; 2)Fomentar o processo de divulgação científica das pesquisas realizadas nos diversos departamentos no âmbito do instituto ao qual o proponente está vinculado; 3)Aglutinar, agregar e potencializar o conhecimento produzido no campus, ampliando as possibilidades de difusão e troca de saberes deste espaço; 4)Contribuir na criação de uma memória institucional das pesquisas realizadas no âmbito da ESR, auxiliando no processo de interiorização plena da expansão universitária; 5)Auxiliar no estabelecimento de pontes das pessoas já formadas e atuantes nas diferentes áreas de formação do instituto em questão, contribuindo com uma forma de formação continuada; 6)Auxiliar na apreciação do público sobre a pesquisa científica realizada de forma a contribuir para aumento da confiabilidade da ciência como ferramenta de compreensão do mundo.
Resumo
Este projeto tem como objetivo desenvolver um podcast de divulgação das pesquisas, discussões e produções do ESR, resultantes de experiências de ensino e aprendizagem, pesquisa e extensão realizadas no Instituto, em particular no âmbito das disciplinas de humanidades (História, Geografia, Ciências Sociais, Serviço Social, Psicologia e Ciências Econômicas). O foco nas humanidades se dá pelo caráter do Instituto e dos departamentos que o compõem; porém há a perspectiva de pensar interdisciplinaridades com outros campos do conhecimento presentes na realidade do ESR. O Trabalho de Campos – Podcast sobre a pesquisa na ESR tem o potencial de ser um caminho interessante e profícuo de aglutinar, agregar e potencializar o conhecimento produzido no campus, ampliando as possibilidades de difusão e troca de saberes deste espaço. O projeto tem como objetivo dar outro formato e espaço para o grande volume de produções cotidianamente desenvolvidos no ESR, adequando estas a um formato de programas de áudio disponibilizados em plataformas de streaming com acesso gratuito. Assim, será possível que a rica produção intelectual do Instituto esteja acessível ao mesmo tempo para a comunidade universitária, mas também para quaisquer interessados em debates sobre prática docente, ensino e pesquisa nos campos supracitados. Também se espera que o podcast se torne um instrumento auxiliar na contínua formação de professores e do público em geral. Por último, mas não menos importante, este podcast também tem como objetivo documentar as pesquisas produzidas pelo Instituto, contribuindo assim para a produção de uma memória institucional.